Sarg 2.3.6 para pfsense

• Boa Tarde Senhores,

Estou utilizando o sarg pela primeira vez, porem não consigo nada alem do erro:
    Error: Could not find report index file.
    Check and save sarg settings and try to force sarg schedule.

Já forcei na schedule e reinstalei o pacote.
    Quando tento obter melhores logs através do comando sarg -x tenho o seguinte retorno:

# sarg -x
    SARG: Init
    SARG: Loading configuration from /usr/local/etc/sarg/sarg.conf
    SARG: Unknown sort criterion "SITE" for parameter "topuser_sort_field"

Não achei nada nos foruns que pudesse me ajudar…alguem já passou por isso?
    Estou em uma Alix 2c2, verifiquei os arquivos de log em tempo real e eles estão ok, assim como os logs do squid.

• Veja qual opção gera este erro de sort no sarg.
    Tente achar po aqui uns screenshots das minhas configurações do sarg, deve ajudar….

• Obrigado Marcelo!

Consegui resolver, era um problema no "User Sort Field" estava marcado para SITE, eu mudei para default e passou a funcionar perfeitamente.
    Alguem saberia dizer o que aconteceu com o Lightsquid?

Não esta mais disponível nos pacotes?

• Atualizei o pacote para a 2.3.6.

A principal mudança da versão anterior para esta é correção no tratamento dos logs para o squidguard.

att,
    Marcello Coutinho

• Boa noite pessoal. Gostaria de deixar um feedback.
    Após seguir vários tutoriais e acompanhar diversas threads, meu sarg continuava com o problema de não gerar os relatórios do squid.

Check and save sarg settings and try to force sarg schedule

O realtime funcionava, todas opções estavam marcadas corretamente (conferidas com os posts aqui do forum).
    Executando sarg -x, no final era retornado:
    Segmentation fault (core dumped)

Consegui resolver o problema seguindo essa thread: http://sourceforge.net/p/sarg/discussion/363374/thread/ac055758/
    No meu caso foi só editar /usr/local/etc/sarg/sarg.conf e acrescentar o argumento 'bytes' em  date_time_by que estava declarada sem nada.

TAG: date_time_by bytes|elap

#      Date/Time reports show the downloaded volume or the elapsed time or both.

#date_time_by bytes
    date_time_by bytes

Isso não me parece um problema comum, posso ter errado em algum ponto sem perceber.
    Meu sarg agora está 100%, fica o feedback =) .

• Boas…

relativamente ao SARG é normal aparecer os ****

ACCESSED SITE CONNECT BYTES %BYTES IN-CACHE-OUT ELAPSED TIME MILLISEC %TIME
    .***.***. 26 9.52M 53.85% 0.00% 100.00% 00:00:37 37,041 9.14%
    .***.***. 4 3.27M 18.50% 0.00% 100.00% 00:00:17 17,383 4.29%
    .***.***. 2 1.19M 6.74% 0.00% 100.00% 00:00:08 8,536         2.11%

no meu caso eu  Report Options e no Report to generate tenho tudo seleccionado. O servidor tem espaço, é uma boa maquina, penso não ter problemas.
    nas restantes opções tenho as de default. existe algumas recomendações ?!

um abraço

• @Akill:

no Report to generate tenho tudo seleccionado.

Tudo inclusive o Privacy  :)

• @marcelloc:

@Akill:

no Report to generate tenho tudo seleccionado.

Tudo inclusive o Privacy  :)

e os restantes campos?!Exclude Settings?? Limit Settings?? a TAB dos Users?!

• @Akill:

O que você quer? Cconfigurações recomendadas?  ???

Se for isso, procure no tópico alguns screenshots ou sobre o sarg no google.

• @marcelloc:

@Akill:

O que você quer? Configurações recomendadas?  ???

Se for isso, procure no tópico alguns screenshots ou sobre o sarg no google.

o que encontro na net penso que sejam as confg minimas… mas tudo bem, vou tentar procurar mais qq coisa...
    de qualquer maneira, sabe porque é que isto acontece?!?!

ACCESSED SITE CONNECT BYTES %BYTES IN-CACHE-OUT ELAPSED TIME MILLISEC %TIME
    .***.***. 1 136.55K 2.62% 0.00% 100.00% 00:00:01 1,464 0.26%

esses .***.***. ?!

• @Akill:

esses .***.***. ?!

Expliquei a 2 posts atrás. Você marcou a opção Privacy.

• Boa tarde pessoal,

Estou com o seguinte erro no View Report:

Check and save sarg settings and try to force sarg schedule.

Existe um agendamento com as opções padrão. Ao  tentar pelo shell, tenho o erro :

SARG: Sorting file: /tmp/sarg/redirector.int_log
    SARG: (repday) Cannot open log file /usr/local/sarg-reports/14Oct2013-09Dec2013/joao/djoao.html

• Que opções você marcou em sarg general options?

• @marcelloc:

Que opções você marcou em sarg general options?

Eu olhei no tópico em inglês e vi uma screenshot sua, só funcionou depois que eu marquei todas as opções do Report do generate. Não é possível marcar só um ou outro?

• @zilmar:

Não é possível marcar só um ou outro?

É sim. Eu pessoalmente marco todos.

• @marcelloc:

@zilmar:

Não é possível marcar só um ou outro?

É sim. Eu pessoalmente marco todos.

Quando tentei da primeira vez, marquei algumas opções apenas. Depois que ele gerou esse relatório geral, foi possível gerar os individuais.

• Boa tarde amigos!

Parabéns pro marcelloc e a todos que contribuem para o melhoramento do SARG!

Amigos, alguém saberia me informar se no SARG há algum relatório que me mostre os sites acessados, downloads, etc … por MAC ADDRESS ao invés de IP? Nem me interessaria o hostname do equipamento.

Digamos que um visitante tenha acesso a uma rede wifi, e que faça acesso a sites que agora a PF precise saber das informações de MAC ADDRESS desse equipamento, pode ser um smartphone por exemplo... se essa hipotética situação ocorrer, não posso passar somente o relatório com IPs, pq esses são DHCP e não são amarrados. Alguém teria algum cenário parecido com o exemplo?

• Mude o formato do log do squid no arquivo squid.inc

http://www.squid-cache.org/Doc/config/logformat/

• Eu utilizava o LightSquid e na implantação da nova versão do pfSense(2.1.3) optamos por utilizar agora o SARG.
    Fiquei com 2 dúvidas sobre o mesmo:

1. Na opção "Proxy Server", caso eu selecione SQUID eu perco as os logs das ACLS feitas no SquidGuard? Qual o padrão colocar quando tenhos os 2 pacotes instalados(Squid3-dev e SquidGuard3)?

2. O RealTime do LightSquid gerava o consumo de banda dos sites no exato momento de acesso. O SARG tem algum meio de habilitar isto?

Muito obrigado!

Log in to reply