@marcelloc:
Se o Daemon está morrendo então tem problema. Tente rodar o squid em foreground para ver tudo o que ele loga na tela.
Continuando a saga… antes de colocar o squid pra rodar na operação, eu tinha configurado 2 NATs de saída usando um pool de endereços IPs (IPs virtual). Hoje observei que um dos NATs não estava funcionando, o outro funcionava corretamente.
Quando desativei o proxy de minha máquina, o NAT que estava dando erro voltou a funcionar corretamente (apenas para a minha máquina), se eu habilitasse o proxy na máquina, não fazia o NAT. Ou seja, com o proxy ativado na máquina o NAT não funcionava.
Desculpe a minha ignorância, mas era pra ser assim mesmo? :o
Montei um ambiente virtual com 2 máquinas (cliente e servidor ad) e 1 pfsense. Configurei o pfsense do zero, na verdade não fiz muitas configurações além das básicas. Configurei apenas os VIPs, NAT de saída usando um pool de endereços. Navegação OK, NATs de saída usando o pool, também OK
Instalei e configurei o squid e squidguard. Primeira coisa que fiz foi verificar os LOGs do cache, e de cara visualizei a informação do No forward-proxy ports configured
Além disso, observei que ocorreu a mesma situação anterior, o NAT não funcionava quando o proxy é habilitado na máquina.
Certamente a informação do no forward já devia estar ocorrendo desde o inicio da implantação do proxy, porém, eu que nunca observei. Resta saber o que posso estar fazendo de errado.
Só confirmando, rodar o SQUID em foreground é com o comando Squid -NsXY ?
Marcelo, desde já eu agradeço a força! vlw