Problemas VOIP - Time Out
-
Pessoal, sei que já tem tópicos falando a respeito disso, porém não consegui encontrar uma solução.
Seguinte, tento conectar em um servidor SIP: 186.209.144.188 (fornecedor externo), porém não consigo fazer o registro na rede deles. Se eu configurar meu link direto no aparelho, ele conecta normal.
Minhas configurações de Wan são:
IPv4 TCP/UDP * * BBP address 80 - 443 * none
IPv4 * * * * * * noneMinhas configurações de Lan são:
IPv4 TCP 192.168.0.59 * * * * none Roteador Upgrade
IPv4 * * * * * * noneJá tentei de tudo que é jeito e nada de funcionar. Já instalei até a extensão siproxd e nada. Coloquei Firewall Optimization Options em conservative e nada tmb.
Alguma ideia?
-
Suas regras estão extremamente permissivas. Começa conferindo a definição de gateway, outbound nat, etc…
O registro do sip é a parte fácil. Normalmente o pessoal "trava" no rtp.
-
A unica coisa que mexi foi tirar a outbound NAT de hybrido e colocar manual, ai eu tirei é a Rewrite Sorce Port, que na própria documentação do PFSENSE pede pra tirar pra não dar problema no áudio.
O problema não é nem no registro, é que alguma coisa ta segurando a conexão e dando Time Out. Uso uma ferramenta boa pra teste de SIP, é a Star Trinity SIP Tester.
Sobre a configuração de Gateway e outbound nat eu mandei em anexo, acho que é isso que pediu.
-
As regras, gateways, nat e faixa de rede estão ok.
As estações/clientes sip tem o firewall como gateway?
Várias operadoras restringem o acesso somente aos ips de cliente. Já passou seu ip público para ser liberado o acesso no provedor?
-
As estações pegam o gateway automático do DHCP, utilizo proxy + squidguard, minha máquina é liberada no bypass e pode acessar qualquer coisa. O IP público esta OK, quando eu configuro o IP na minha máquina ou no ATA, ele funciona normal.
Todas as máquinas pegam a configuração igual aos prints que mandei.
-
Tem certeza que o problema está no registro do SIP?
Uma coisa que mata qualquer comunicação SIP é o duplo nat. Sua wan não está com o ip público. consegue passar seu roteador para bridge?
Recomendo usar o tcpdump na console para verificar como o trafego está saindo e o que vem do provedor.
-
Nesse caso o meu fornecedor me fornece esse IP roteável, mas tenho outro IP público mesmo e não funciona no mesmo jeito. Como assim NAT duplo? Não fiz nenhum NAT pra VOIP. Vou testar o que falou e te dou a resposta.
-
Fiz um tcpdump da wan, monitorei a saida para o IP 186.209.144.188 e fiz da lan, saída para a porta 5060. Segue print.
Ao meu ver não tem nada de mais acontecendo, ou faltou algum parametro no comando?
-
Como assim NAT duplo? Não fiz nenhum NAT pra VOIP.
Sua wan é 172.16 e sua lan é 192.168. Seus dispositivos sip sofrem nat da lan(192.168) para a wan(172.16) e em seguida no roteador o nat acontece da rede 172.16 para o ip válido.
Fiz um tcpdump da wan, monitorei a saida para o IP 186.209.144.188 e fiz da lan, saída para a porta 5060. Segue print.
Só tem pacote saindo, nada volta do seu provedor. Se o pacote entra pela lan e sai da wan, o firewall já fez sua parte.
-
Entendi sobre a NAT. O exemplo a seguir eu coloquei o meu PC pra sair por outro LINK que é por IP Público, vou fazer outro teste e mostrar pra vc.
Por hora só tenho a agradecer pela atenção, só desculpe te encher de perguntas, é que já tentei de tudo e não acho a solução.
-
Cara, me desculpe, não sei mais o que fazer, eu testei minha máquina configurada com os 2 Links direto nela, sem passar pelo firewall e funcionaram que é uma beleza, isso que to achando super estranho.
-
Cara, me desculpe, não sei mais o que fazer.
Deixa o sip passando por no máximo um nat como já sugeri acima.
eu testei minha máquina configurada com os 2 Links direto nela
configurou o ip direto, sem nat ái funcionou.
O ip de saída do firewall é o mesmo que utilizou no teste direto acima?
-
Tenho om Mikrotik com o ip 186.251.x.116, se eu coloco minha máquina nela, o SIP funciona.
No meu pfsense, coloco o gateway 186.251.x.117 ou o mesmo IP e não funciona.
Este IP ai é publico e não funciona, por isso acho que não seja NAT de mais no caminho.
O teste acima eu fiz com o ip 186.251.x.117 configurado no firewall.
-
Tenho om Mikrotik com o ip 186.251.x.116, se eu coloco minha máquina nela, o SIP funciona.
maquina ip privado -> microtik (nat simples) -> saida ip publico 116 pra provedor
No meu pfsense, coloco o gateway 186.251.x.117 ou o mesmo IP e não funciona.
Este IP ai é publico e não funciona, por isso acho que não seja NAT de mais no caminho.
O teste acima eu fiz com o ip 186.251.x.117 configurado no firewall.
Quando você se refere a gateway 186.251.x.117, você quer dizer que configura o ip da wan do pfsense com endereço público?
Vou tentar resumir tudo novamente.
Se o ip 186.251.x.116 no provedor tem acesso ao sip, você com um nat simples(ip privado atras do microtik) vai conseguir registrarSe o ip 186.251.x.117 está na mesma rede wan que o mikrotic(ao lado dele, não atrás dele) com um nat simples ou acesso direto você vai conseguir conectar desde que o ip 186.251.x.117 tenha acesso ao sip do provedor(isso depende de regra do provedor, não sua)
Se o pfsense está atrás do mikrotic com ip inválido e o sip atras do pfSense, você está passando por duplo nat(um no pfsense outro no mikrotic). Nessa situação, o máximo que vai acontecer é o registro do SIP mas o RTP sempre vai dar problema.
A questão não é de forma alguma "defeito" do pfSense. Tenho firewalls pfSense em redes com provedores voip e tanto chamadas de entrada quanto de saída funcionam.
-
Se o ip 186.251.x.117 está na mesma rede wan que o mikrotic(ao lado dele, não atrás dele) com um nat simples ou acesso direto você vai conseguir conectar desde que o ip 186.251.x.117 tenha acesso ao sip do provedor(isso depende de regra do provedor, não sua)
Meu PFSense e o Mikrotik estão um do lado do outro. Eu sei que não é defeito nem nada, mas alguma questão de configuração que eu não to conseguindo achar.