• Categories
  • Recent
  • Tags
  • Popular
  • Users
  • Search
  • Register
  • Login
Netgate Discussion Forum
  • Categories
  • Recent
  • Tags
  • Popular
  • Users
  • Search
  • Register
  • Login

Site local não funciona com FailOver

Scheduled Pinned Locked Moved Portuguese
12 Posts 3 Posters 958 Views
Loading More Posts
  • Oldest to Newest
  • Newest to Oldest
  • Most Votes
Reply
  • Reply as topic
Log in to reply
This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
  • C
    crazy
    last edited by Oct 18, 2020, 6:09 PM

Olá pessoal, minha primeira pergunta aqui no forum e espero que alguem tenha essa mesma situação acredito ser comum.

Tenho WAN1, WAN2 e LAN, fiz o failOver quando cair WAN1 subir WAN2 até ai funciona.
    Tenho Ecommerce local que fica na porta 443 e 80 em windows server 2012 r2 com IIS configurado, o SITE tem o dominio na loca web onde ele aponta para minha WAN2.

No PFSENSE criei NAT na WAN2 para ter acesso ao site externamente, ficou OK.

QUESTAO é quando a WAN2 cai o site não funciona com o FAILOVER outras coisa funciona como acesso na internet essas mais o site que sai pela WAN2 não como posso fazer para quem digitar o yxz.com ter acesso ao site pela WAN1 já tentei fazer NAT nela e não funcionou.

Desde já agradeço.

1 Reply Last reply Reply Quote 0
    • O
      obmor
      last edited by Oct 19, 2020, 12:35 AM

O Failover é para o ambiente dentro da empresa, não para o que está fora dela. Se a internet do seu IP Fixo cai o IP não vai ser alcançado por ninguém de fora e o registro DNS do site vai continuar apontando pra ele e não tem como fazer esse redirecionamento para outro, pois o DNS não vai saber se o IP está online ou não.
      Tanto que quando se tem duas internets e se tem OpenVPN, cria-se um servidor para cada WAN. Pelo menos é o que tenho visto no fórum. E com o registro DNS você não consegue apontar dois endereços de IP.

C 1 Reply Last reply Oct 19, 2020, 2:40 AM Reply Quote 0
      • C
        crazy @obmor
        last edited by Oct 19, 2020, 2:40 AM

@obmor boa noite, desde já obrigado.

Entendi mais e estranho aq na empresa o pessoal usa iptables não sei como fazem mais quando cai o link do site eles fazem o site subir pelo outro link e quando tentam acessar o domino vai para o site.

Só não sei como é isso mais dever alguma situação que atenda essa questão

• I
          ismarcs
          last edited by Oct 21, 2020, 6:00 PM

Eu faço apontamento para um DDNS, quando meu failover entra em ação o PFsense atualiza o IP e tudo funciona.

O 1 Reply Last reply Oct 21, 2020, 6:50 PM Reply Quote 0
          • O
            obmor @ismarcs
            last edited by Oct 21, 2020, 6:50 PM

@ismarcs interessante, eu nunca tinha testado ou visto usar um endereço no lugar do IP nos registros DNS.
            Assim resolve o problema sendo necessário só criar uma automoção para forçar o update de minuto em minuto, que por um acaso vi um tópico sobre isso esses dias.

I 1 Reply Last reply Oct 21, 2020, 7:02 PM Reply Quote 0
            • I
              ismarcs @obmor
              last edited by Oct 21, 2020, 7:02 PM

@obmor no PFsense tem opção para usar o DDNS.
              Serviços/DDNS Dinámico

O 1 Reply Last reply Oct 21, 2020, 7:16 PM Reply Quote 0
              • O
                obmor
                last edited by Oct 21, 2020, 7:13 PM

Sim sim, nele já tinha visto. Só não usei, aí vi um tópico do pessoal já perguntando como fazer o update em um minuto justamente para atualizar o IP no ddns, quando houvesse a queda de uma das Wan's.

• O
                  obmor @ismarcs
                  last edited by Oct 21, 2020, 7:16 PM

@ismarcs o que eu não tinha visto mesmo era lá no registro DNS do site, você colocar por exemplo "endereco.ddns.net" no lugar do IP. Porque é isso o que você sugeriu né?

C I 2 Replies Last reply Oct 21, 2020, 8:33 PM Reply Quote 0
                  • C
                    crazy @obmor
                    last edited by Oct 21, 2020, 8:33 PM

@obmor agora também fiquei curioso eu colocaria o ddns no A da Locaweb no lugar do meu IP público ? Acho que nem aceita letras nesse campo não lembro se for resolveria esse problema mais aí tem que ter certeza pq se não o site fica uns 2 3 dias fora do ar aí fali a empresa .rs

C O 2 Replies Last reply Oct 21, 2020, 8:53 PM Reply Quote 0
                    • C
                      crazy @crazy
                      last edited by Oct 21, 2020, 8:53 PM

@crazy said in Site local não funciona com FailOver:

@ismarcs , @obmor agora também fiquei curioso eu colocaria o ddns no A da Locaweb no lugar do meu IP público ? Acho que nem aceita letras nesse campo não lembro se for resolveria esse problema mais aí tem que ter certeza pq se não o site fica uns 2 3 dias fora do ar aí fali a empresa .rs

• O
                        obmor @crazy
                        last edited by Oct 22, 2020, 1:46 AM

@crazy na verdade não ficaria dois três dias, se você fizer isso no final do dia, demora só algumas para propagar o novo DNS.... Normalmente se fala em até 24 ou 48h, mas em menos de horas eu já consigo acessar um site onde acabei de alterar o DNS, claro que isso varia totalmente pra todos.... A ideia seria fazer um teste com algum outro domínio para ter a certeza e depois colocar em produção.

1 Reply Last reply Reply Quote 1
                        • I
                          ismarcs @obmor
                          last edited by Oct 22, 2020, 10:58 AM

@obmor Olá, o serviço de DDNS que eu uso tem uma opção de WebHop que funciona usando DNS secundário ou de terceiros. Ele faz direcionamento. https://help.dyn.com/standard-dns/webhops-and-redirects-in-standard-dns/

ou se a Locaweb permitir direcionar seu domínio para um DDNS ao invés de IP.

1 Reply Last reply Reply Quote 1
                          6 out of 12
                          • First post
                            6/12
                            Last post
                          Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.
                            This community forum collects and processes your personal information.
                            consent.not_received