FailOver com funcionamento estranho (Resolvido)
-
Ola, bom dia!
Sou analista de sistemas, com pouco conhecimento em suporte. Mesmo assim, estou tentando montar um servidor com PFSense, versao 2.3.2-RELEASE-p1 (amd64), para ser nosso firewall (e outros servicos). Ele ja esta configurado e em producao. Nesse momento estou tentando montar um FailOver, sem exito. Por favor, poderia me ajudar?
Tenho na imagem, em anexo, minha configuracao de rede.
Bom… fiz a configuracao do gateway atraves de um manual, mas ao finalizar nao funciona bem.
1. Meu modem secundario fica operando como principal;
2. Quando eu tiro o cabo do modem secundario (Vivo - Tier 2), o sinal eh transferido para o modem principal (NET - Tier 1). Tempo de queda na navegacao eh de 50 segundos. Muito demorado, ne?!? Mas o ping nao cai. Quando volto o cabo, depois de um tempo razoavel, o sinal volta para o modem secundario, sem queda observada.A opcao Status/Gateway mostra meu gateway principal offline, o que eh estranho... entao li que deveria marcar a opcao "Disable Gateway Monitoring" em System/Routing/Gateway/Edit. Mesmo contrariado marquei e refiz meus testes, sem exito.
1. O meu modem principal passou a ser o padrao;
2. Quando tiro o cabo do principal, a internet cai e nao volta mais. Ping cai. Nao existe o repasse para o secundario. Acho que devido a opcao que marquei, ne?!?Seguem outras imagens monstrando minha configuracao atual.
Muito obrigado!

-
Algumas operadoras não aceitam payload icmp com valor 0, aí não funciona 100% o Gateway Monitor.
Edite seus gateways, na opção avançada.
"Data Payload" deixe com o valor 1 e salve.
Acompanhe o monitoramento, se resolveu.
-
Muito obrigado, brunok.
Bom… vamos la...
Fiz a alteracao que voce me orientou, mas nao tive exito.
Apos alterado o valor do "Data Payload" para os dois gateways, fiz o seguinte teste:
1. Alterei e reiniciei tudo, o Firewall e minha maquina;
2. Minha maquina estava com ip dado pelo modem principal. Vi pela pagina meuip;