• Categories
  • Recent
  • Tags
  • Popular
  • Users
  • Search
  • Register
  • Login
Netgate Discussion Forum
  • Categories
  • Recent
  • Tags
  • Popular
  • Users
  • Search
  • Register
  • Login

WhatsApp as vezes não funciona atrás de proxy E2Guardian

Scheduled Pinned Locked Moved Portuguese
54 Posts 8 Posters 10.7k Views
Loading More Posts
  • Oldest to Newest
  • Newest to Oldest
  • Most Votes
Reply
  • Reply as topic
Log in to reply
This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
  • M
    mateusscheper
    last edited by Oct 10, 2018, 9:00 PM

Pessoal, tenho um pfSense 2.4.3 junto com E2Guardian5 e tenho umas regras que bloqueiam TUDO na interface WAN e só liberam as portas 53, 80, 443, 8080 (proxy HTTP) e 8081 (proxy HTTPS).
    Desta maneira, o WhatsApp não funciona. Para contornar isso, adicionei uma regra que permite que todos dentro da rede LAN acessem os IPs e domínios do WhatsApp.
    O problema é que várias vezes ao dia, o WhatsApp não conecta, seja em um ou em vários celulares ao mesmo tempo. Ele fica por uns minutos sem conectar e depois volta ao normal.
    Fiquei observando em Status > System Logs > Firewall e não aparece IP algum sendo bloqueado pela regra de bloqueio geral. Observei no E2Guardian (Services > E2Guardian Proxy > Real Time) e também não vejo bloqueio algum lá.
    Como posso descobrir o que está errado?
    Alguém já passou por isso? Se sim, como resolveu?

Liberação WhatsApp:
    0_1539204832441_e9aaf16c-7dc1-46bc-ae57-8eb30ed19460-image.png
    Regras padrão:
    0_1539204707395_93a73a45-e185-496c-ac99-d71ae831e297-image.png

ALIAS WhatsApp:

web.whatsapp.com
    dyn.whatsapp.com
    w1.web.whatsapp.com
    w2.web.whatsapp.com
    w3.web.whatsapp.com
    w4.web.whatsapp.com
    w5.web.whatsapp.com
    w6.web.whatsapp.com
    w7.web.whatsapp.com
    w8.web.whatsapp.com
    mmg-fna.whatsapp.net
    mmg.whatsapp.net
    dyn.web.whatsapp.com
    media.fccm1-1.fna.whatsapp.net
    c.whatsapp.net
    graph.facebook.com
    b-graph.facebook.com
    169.47.40.145
    31.13.85.8
    169.47.42.239
    157.240.12.54
    169.45.248.104
    157.240.12.53
    169.60.79.29

Por favor, me ajudem!

1 Reply Last reply Reply Quote 1
    • R
      raffaD11
      last edited by Oct 15, 2018, 5:40 PM

Olá,

O WhatsApp também depende das seguintes portas para seu funcionamento:

Porta 3478 UDP - Necessária para efetuar ligações
      Porta 5222 TCP - Necessária para conexão e envio/recebimento de texto
      Porta 5223 TCP - Necessária para conexão e envio/recebimento de texto
      Porta 443 - Necessária para envio/recebimento de imagens/vídeos

• O
        obmor
        last edited by Oct 18, 2018, 3:02 PM

No meu laboratório de teste as portas 80 e 443 continuam bloqueadas, estão liberadas apenas as portas 8080 e 8081 do proxy e2guardian. E o What's App funciona normalmente. Envio/recebimento de mensagem de texto, imagens e vídeos. Só tive que fazer a regra da porta 3478 para liberar as ligações.

Algo que acontece no Whats App Web/Aplicativo é de falar que o telefone não esta conectado, mas isso é frescura do próprio Whats App, porque até em casa acontece isso ou na rede da empresa que não tem firewall.

No e2guardian eu não selecionei o bloqueio de redes sociais nas categorias de site.

M 1 Reply Last reply Oct 18, 2018, 3:15 PM Reply Quote 1
        • M
          mateusscheper @obmor
          last edited by Oct 18, 2018, 3:15 PM

@raffaD11, @obmor, liberei as portas e liberei o acesso da LAN net para 127.0.0.1 que estava dando como denied e me parece que está tudo ok.
          O único problema que vejo agora é que o WhatsApp Business fica tentando fazer backup para o Google Drive e não consegue.

R 1 Reply Last reply Sep 23, 2019, 12:59 PM Reply Quote 0
          • O
            obmor
            last edited by Oct 18, 2018, 8:04 PM

Que engraçado... Não tenho essa regra, pelo menos não que eu tenha criado ou esteja aparecendo em Rules do firewall.

O Google Drive fica na categoria de Downloads e não da de redes sociais, coloca na exceção o domínio drive.google.com que deve dar certo.

1 Reply Last reply Reply Quote 0
            • R
              rbrt @mateusscheper
              last edited by Sep 23, 2019, 12:59 PM

@mateusscheper Fiz essa liberação e o problema ainda está persistindo aqui no meu, o que você fez para resolver esse problema definitivamente ai na sua rede?

M 1 Reply Last reply Nov 11, 2019, 12:52 PM Reply Quote 0
              • M
                mreismococa @rbrt
                last edited by stephenw10 Dec 25, 2019, 12:05 AM Nov 11, 2019, 12:52 PM

@rbrt e @mateusscheper vocês conseguiram uma solução para o problema ? eu também estou com a mesma situação por aqui

R 1 Reply Last reply Nov 11, 2019, 12:57 PM Reply Quote 0
                • R
                  rbrt @mreismococa
                  last edited by Nov 11, 2019, 12:57 PM

@mreismococa Estou com o problema até hoje.

Usuário enchendo as paciência...

Teve um colega que conseguiu resolver aparentemente da seguinte forma:
                  8ca6b23c-ba28-4b97-9e19-8b77418ad9c6-image.png

Ele teve que remover o ip de loopback ai dentro de DNS server(s)

Agora pra mim já não resolveu...

O seu servidor DNS fica no próprio pfsense ou você tem algum windows server?

M 1 Reply Last reply Nov 11, 2019, 12:59 PM Reply Quote 0
                  • M
                    mreismococa @rbrt
                    last edited by stephenw10 Dec 25, 2019, 12:07 AM Nov 11, 2019, 12:59 PM

@rbrt nesse caso tem um servidor windows server como AD/DNS

R 1 Reply Last reply Nov 11, 2019, 1:01 PM Reply Quote 0
                    • R
                      rbrt @mreismococa
                      last edited by Nov 11, 2019, 1:01 PM

@mreismococa você tem ip de loopback cadastrado no seu DNS server do pfsense mesmo assim?

M 1 Reply Last reply Nov 11, 2019, 1:02 PM Reply Quote 0
                      • M
                        mreismococa @rbrt
                        last edited by stephenw10 Dec 25, 2019, 12:07 AM Nov 11, 2019, 1:02 PM

@rbrt sim, o dns esta junto com o AD , e tem o forward para 8.8.8.8

R 1 Reply Last reply Nov 11, 2019, 1:09 PM Reply Quote 0
                        • R
                          rbrt @mreismococa
                          last edited by Nov 11, 2019, 1:09 PM

@mreismococa Eu estava pensando em tirar o dns do meu AD e colocar no PFsense para testar. Só que estou mto corrido pra fazer...

Se você quiser tentar e me falar se deu certo.

M 1 Reply Last reply Nov 11, 2019, 2:03 PM Reply Quote 0
                          • M
                            mreismococa @rbrt
                            last edited by stephenw10 Dec 25, 2019, 12:07 AM Nov 11, 2019, 2:03 PM

@rbrt pelo que vi, não vai resolver também

R 1 Reply Last reply Nov 11, 2019, 2:05 PM Reply Quote 0
                            • R
                              rbrt @mreismococa
                              last edited by Nov 11, 2019, 2:05 PM

@mreismococa é então não sei mais o que poderiamos fazer para resolver em

1 Reply Last reply Reply Quote 0
                              • lotusL
                                lotus
                                last edited by Nov 26, 2019, 5:29 PM

Bom meu caros amigos, vou descrever como whatsapp esta funcionando no meu ambiente com e2g.
                                liberei todas as portas que whatsapp precisa para funcionar, Ex: portas TCP/UDP.

Depois fui em ACL's Exception e coloquei whatsapp.com e whatsapp.net, com isso vi o trafego do whatsapp passando pelo e2g em tempo real e testando no meu cel, ligação, video, imagem e texto tudo funcionando normal.

Antes estava utilizando ALIAS com a lista CDIR do whatsapp, mas o DNS resolver começou logo de cara a dar erro nessa lista, ele não conseguiu resolver os nomes, nos logs ja aparecia a lista com os erros e então apaguei tudo, limpei a tabela de conexões e tentei da forma acima.

Ah! vale lembrar pra quem não usa regra de portas ou Rules e deixa tudo aberto da LAN > WAN, não precisa liberar as portas.

Espero que tenha ajudado.

• M
                                  mreismococa
                                  last edited by Nov 26, 2019, 7:44 PM

Boa tarde jovem , ainda estou com dúvidas , teria como explicar mais detalhadamente como liberou as portas e quais portas tcp/udp ?
                                  Aqui na Lan , não tenho bloqueios
                                  nas ACL´s de exceção já estão o WhatsApp.net e WhatsApp.com

lotusL 1 Reply Last reply Nov 28, 2019, 4:22 AM Reply Quote 0
                                  • lotusL
                                    lotus @mreismococa
                                    last edited by Nov 28, 2019, 4:22 AM

@mreismococa bom se você não tem bloqueios da LAN > WAN então não precisa fazer nada. Você usa filtro de conteúdo? tipo squid + squidguard ou E2guardian. Se usa então não adiciona ou na whitelist ou no bypass os dominios whatsapp.com e whatsapp.net.

M 1 Reply Last reply Nov 28, 2019, 11:21 AM Reply Quote 0
                                    • M
                                      mreismococa @lotus
                                      last edited by Nov 28, 2019, 11:21 AM

@lotus Bom dia, no caso utilizo o e2guardian , e já está especificado nas exceções , porém quando ativo o e2guardian , aleatoriamente ele perde a comunicação

R 1 Reply Last reply Dec 11, 2019, 2:45 PM Reply Quote 0
                                      • R
                                        rbrt
                                        last edited by Nov 28, 2019, 11:39 AM

No meu caso, o whatsapp fica perdendo a conexão as vezes, o pessoal aqui utiliza muito Whatsapp web, ai de repente o Whatsapp do Smartphone cai e o whatsapp web fica sem receber mensagens... ai já é o suficiente pra encher as paciência.

• O
                                          obmor
                                          last edited by Nov 28, 2019, 1:11 PM

No meu caso era uma certa demora para o What's App (no telefone mesmo) enviar ou receber as mensagens, ele meio que desconectava e não conseguia conectar por um minuto ou dois, mas depois que 'conectava' funcionava normalmente. Mas a questão do What's Web ficar desconectando, até mesmo sem o pfsense acontece com alguns telefones.

M 1 Reply Last reply Nov 28, 2019, 1:37 PM Reply Quote 1
                                          • First post
                                            Last post
                                          Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.
                                            [[user:consent.lead]]
                                            [[user:consent.not_received]]