rsrsrsr, é que a placa wan, pega um ip da rede local (192.168.0.X), e o gateway dela é o ip do roteador (192.168.0.1) , e o dns tbm. Nos computadores, eu apontei, o gateway para lan do pfsense (192.168.0.254). Então os micros usam o ip de lan do pfsense como gateway, e assim funciona a internet. O problema é que quando reinicia, a Wan não pega ip local pelo dhcp, só pega quando eu desligo ela e ligo novamente, aí vai tudo normal.
Vantagem de fazer isso: em um ambiente de testes das regras do firewall, geralmente em uma empresa que não conheço, eu não preciso mudar toda a estrutura da rede, o que poderia dar problema, então testo sem mudar nada e posso fazer em apenas algumas máquinas, se caso não der certo, eu apenas mudo o gateway do computador do usuário, para o roteador normal da rede deles, aí tenho tempo de arrumar e testar denovo, até que tudo esteja resolvido, pois quase não tenho tempo.
A máquina que utilizo para o pfsense, é uma virtual box, rodando em um windows XP, esse windows tá configurado o gateway com o ip do roteador, o que me permite acessar remoto mesmo com a wan do pfsense com problemas.
O que incomoda, é eles me ligaram 6:00 da manhã porque a internet não funciona, ai eu ACORDO, rsrs, acesso remoto, desligo a wan e ligo novamente, aí volta tudo, queria deixar isso automático.