Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

Whats App lento no E2Guardian

Scheduled Pinned Locked Moved Portuguese
    92 Posts 15 Posters 18.5k Views
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • acamouraA
      acamoura
      last edited by

Olá @obmor

Você está usando o E2Guardian em modo transparente e com interceptação SSL?

Atenciosamente.

César Moura

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • O
        obmor
        last edited by

Estou sim @acamoura

• acamouraA
          acamoura
          last edited by

@obmor resolvi esse problema de lentidão realizando os seguintes procedimentos:

Primeiramente criei um alias para as redes (cidr) do whatsapp que realizei o levantamento das redes do mesmo conforme arquivo em anexo para você importar para criação do seu alias.

cidr_whatsapp.txt

Segundo passo criei um alias para endereços (urls) do whatsapp que realizei o levantamento conforme arquivo em anexo para você importar para a criação do seu alias.

urls_whatsapp.txt

Terceiro passo:

Clique em Services --> E2Guardian Proxy --> Daemon --> Na opção Bypass Proxy for These Destination IPs coloque os 2 aliases que criou separados por ; e aplique as configurações.

Atenciosamente.

César Moura

1 Reply Last reply Reply Quote 1
          • O
            obmor
            last edited by

Obrigado pela resposta @acamoura
            Tirei o pfsense da empresa para instalar no novo prédio para o qual estamos mudando. Assim que possível irei fazer esse procedimento e retorno com o resultado!

• R
              rogeriocss
              last edited by

tem liberar as portas no firewall. nesse site mostra algumas portas. outras você vai ter que fazer teste. olha na aba, Status/Logs do sistema/Firewall/Visão Dinâmica. faça um filtro avançado e coloca somente o ip do seu celular para testes, e verificas portas de bloqueio.
              site para auxilio.
              https://developers.facebook.com/docs/whatsapp/guides/network-requirements/?locale=pt_BR

as portas que liberei foi
              5222, 5223, 5228, 3478
              nao sei de cor mais uma e para ligação outra para video chamado outra para foto video.

rangel.glaucoR 1 Reply Last reply Reply Quote 0
              • O
                obmor
                last edited by

Olá @rogeriocss

Obrigado pela resposta, essas portas já estão liberadas. Sem a regra liberando elas o Whats App faz é não funcionar mesmo, mesmo sem o E2Guardian. rsrs.. Irei conferir os endereços do link juntamente com os fornecidos com o do amigo @acamoura no post anterior dele.

Infelizmente a empresa está em mudança e estou tendo que resolver muita coisa, ai não estou conseguindo tempo para fazer essas configurações e colocar pra testar, mas assim que possível darei um retorno a vocês.

• D
                  diogenescorrea
                  last edited by

Bom dia. EU notei que esse problema acontece somente em aparelhos android.
                  Com Iphones roda 100% liso. Se a pessoa esta com whats aberto, e ela desconecta da wifi e conecta novamente o whats não volta a funcionar na hora, demora a enviar mensagens etc. Se vc encerra a aplicação e abre de novo, o whats volta normal.
                  Parei o E2 e funciona normalmente depois.

• rangel.glaucoR
                    rangel.glauco @rogeriocss
                    last edited by

@rogeriocss said in Whats App lento no E2Guardian:

tem liberar as portas no firewall. nesse site mostra algumas portas. outras você vai ter que fazer teste. olha na aba, Status/Logs do sistema/Firewall/Visão Dinâmica. faça um filtro avançado e coloca somente o ip do seu celular para testes, e verificas portas de bloqueio.
                    site para auxilio.
                    https://developers.facebook.com/docs/whatsapp/guides/network-requirements/?locale=pt_BR

as portas que liberei foi
                    5222, 5223, 5228, 3478
                    nao sei de cor mais uma e para ligação outra para video chamado outra para foto video.

Rogerio, por favor, poderia me mandar um print desta liberação das portas que você fez?
                    Não estou conseguindo resolver o meu problema com o whatsapp aqui.
                    Já criei os Aliases, com os IPs e Hosts informados no site do whatsapp business, coloquei no bypass do E2Guardian, e nada do whatsapp funcionar...

• rangel.glaucoR
                      rangel.glauco
                      last edited by

@marcelloc poderia me ajudar por favor?
                      Não estou conseguindo resolver o meu problema com o whatsapp aqui.
                      Criei os Aliases, com os IPs e os Hosts informados no https://developers.facebook.com/docs/whatsapp/guides/network-requirements/?locale=pt_BR, coloquei os Aliases no bypass do E2Guardian e nada do Whatsapp voltar funcionar.
                      Nem quando eu desativo o E2Guardian volta a funcionar.

• R
                        rbrt
                        last edited by

Bom dia,

Alguém dos senhores conseguiu resolver este problema?

• I
                          ismarcs
                          last edited by

aqui comigo acontece muitos problemas como esse.
                          No Firewall, como estão as suas regras ?

R 1 Reply Last reply Reply Quote 0
                          • R
                            rbrt @ismarcs
                            last edited by

@ismarcs estão todas corretas segundo o suporte da conexti... tenho o userauth aqui... revisei com eles o problema eles me passaram uma whitelist gigante e disseram que iria resolver... mas nunca resolveu nada.

I 1 Reply Last reply Reply Quote 0
                            • I
                              ismarcs @rbrt
                              last edited by

@rbrt Faz um teste liberando o IP de um aparelho no Firewall e no E2guardian para ver se o problema acaba... Se funcionar normal, vai ter q conferir as regras... Aqui acontece dessa forma, o whatzap do celular fica "procurando novas mensagens" Fiz um teste aqui em uma VLAN ligada ao Wifi, passando direito sem o E2guardian e o Firewall, funcionou bem.

• R
                                rbrt @ismarcs
                                last edited by

@ismarcs fazendo bypass do smartphone no firewall ele funciona também, problema é que não posso tirar o filtro e2guardian né...

• I
                                  ismarcs
                                  last edited by

Não pode, mas testando dessa forma da pra identificar que não é problema no PFsense, é a lista dos endereços q tem q ser liberada. E as portas., eu uso as portas 5222, 5223, 5228, 3478, 4244, 5242.

• R
                                    rbrt @ismarcs
                                    last edited by

@ismarcs de que maneira você libera essas portas?

• I
                                      ismarcs @rbrt
                                      last edited by

@rbrt libero diretamente no Firewall. Crio um Aliases, libero na rede, TCP e UDP, coloco esse Aliases nas portas de destino.
                                      Suas regras do Firewall liberam quais portas ?

• R
                                        rbrt @ismarcs
                                        last edited by

@ismarcs Só libero as portas da VPN mesmo...

• I
                                          ismarcs
                                          last edited by

o acesso é pela VPN ? Todo o trafego ?

• R
                                            rbrt @ismarcs
                                            last edited by

@ismarcs mas com essa liberação você conseguiu resolver o problema de forma definitiva mesmo com os smartphones atras do e2guardian?

Acesso a vpn é só para conexão no firewall de fora da rede.

• First post
                                              Last post
                                            Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.