• Categories
  • Recent
  • Tags
  • Popular
  • Users
  • Search
  • Register
  • Login
Netgate Discussion Forum
  • Categories
  • Recent
  • Tags
  • Popular
  • Users
  • Search
  • Register
  • Login

WhatsApp as vezes não funciona atrás de proxy E2Guardian

Scheduled Pinned Locked Moved Portuguese
54 Posts 8 Posters 10.7k Views
Loading More Posts
  • Oldest to Newest
  • Newest to Oldest
  • Most Votes
Reply
  • Reply as topic
Log in to reply
This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
  • R
    rbrt @mreismococa
    last edited by Nov 11, 2019, 1:01 PM

@mreismococa você tem ip de loopback cadastrado no seu DNS server do pfsense mesmo assim?

M 1 Reply Last reply Nov 11, 2019, 1:02 PM Reply Quote 0
    • M
      mreismococa @rbrt
      last edited by stephenw10 Dec 25, 2019, 12:07 AM Nov 11, 2019, 1:02 PM

@rbrt sim, o dns esta junto com o AD , e tem o forward para 8.8.8.8

R 1 Reply Last reply Nov 11, 2019, 1:09 PM Reply Quote 0
      • R
        rbrt @mreismococa
        last edited by Nov 11, 2019, 1:09 PM

@mreismococa Eu estava pensando em tirar o dns do meu AD e colocar no PFsense para testar. Só que estou mto corrido pra fazer...

Se você quiser tentar e me falar se deu certo.

M 1 Reply Last reply Nov 11, 2019, 2:03 PM Reply Quote 0
        • M
          mreismococa @rbrt
          last edited by stephenw10 Dec 25, 2019, 12:07 AM Nov 11, 2019, 2:03 PM

@rbrt pelo que vi, não vai resolver também

R 1 Reply Last reply Nov 11, 2019, 2:05 PM Reply Quote 0
          • R
            rbrt @mreismococa
            last edited by Nov 11, 2019, 2:05 PM

@mreismococa é então não sei mais o que poderiamos fazer para resolver em

1 Reply Last reply Reply Quote 0
            • L
              lotus
              last edited by Nov 26, 2019, 5:29 PM

Bom meu caros amigos, vou descrever como whatsapp esta funcionando no meu ambiente com e2g.
              liberei todas as portas que whatsapp precisa para funcionar, Ex: portas TCP/UDP.

Depois fui em ACL's Exception e coloquei whatsapp.com e whatsapp.net, com isso vi o trafego do whatsapp passando pelo e2g em tempo real e testando no meu cel, ligação, video, imagem e texto tudo funcionando normal.

Antes estava utilizando ALIAS com a lista CDIR do whatsapp, mas o DNS resolver começou logo de cara a dar erro nessa lista, ele não conseguiu resolver os nomes, nos logs ja aparecia a lista com os erros e então apaguei tudo, limpei a tabela de conexões e tentei da forma acima.

Ah! vale lembrar pra quem não usa regra de portas ou Rules e deixa tudo aberto da LAN > WAN, não precisa liberar as portas.

Espero que tenha ajudado.

1 Reply Last reply Reply Quote 1
              • M
                mreismococa
                last edited by Nov 26, 2019, 7:44 PM

Boa tarde jovem , ainda estou com dúvidas , teria como explicar mais detalhadamente como liberou as portas e quais portas tcp/udp ?
                Aqui na Lan , não tenho bloqueios
                nas ACL´s de exceção já estão o WhatsApp.net e WhatsApp.com

L 1 Reply Last reply Nov 28, 2019, 4:22 AM Reply Quote 0
                • L
                  lotus @mreismococa
                  last edited by Nov 28, 2019, 4:22 AM

@mreismococa bom se você não tem bloqueios da LAN > WAN então não precisa fazer nada. Você usa filtro de conteúdo? tipo squid + squidguard ou E2guardian. Se usa então não adiciona ou na whitelist ou no bypass os dominios whatsapp.com e whatsapp.net.

M 1 Reply Last reply Nov 28, 2019, 11:21 AM Reply Quote 0
                  • M
                    mreismococa @lotus
                    last edited by Nov 28, 2019, 11:21 AM

@lotus Bom dia, no caso utilizo o e2guardian , e já está especificado nas exceções , porém quando ativo o e2guardian , aleatoriamente ele perde a comunicação

R 1 Reply Last reply Dec 11, 2019, 2:45 PM Reply Quote 0
                    • R
                      rbrt
                      last edited by Nov 28, 2019, 11:39 AM

No meu caso, o whatsapp fica perdendo a conexão as vezes, o pessoal aqui utiliza muito Whatsapp web, ai de repente o Whatsapp do Smartphone cai e o whatsapp web fica sem receber mensagens... ai já é o suficiente pra encher as paciência.

1 Reply Last reply Reply Quote 1
                      • O
                        obmor
                        last edited by Nov 28, 2019, 1:11 PM

No meu caso era uma certa demora para o What's App (no telefone mesmo) enviar ou receber as mensagens, ele meio que desconectava e não conseguia conectar por um minuto ou dois, mas depois que 'conectava' funcionava normalmente. Mas a questão do What's Web ficar desconectando, até mesmo sem o pfsense acontece com alguns telefones.

M 1 Reply Last reply Nov 28, 2019, 1:37 PM Reply Quote 1
                        • M
                          mreismococa @obmor
                          last edited by Nov 28, 2019, 1:37 PM

@obmor você tem razão , até mesmo sem o pfsense perde a conexão , a questão é que com o E2Guardian habilitado isso se intensifica ,

• L
                            lotus
                            last edited by Nov 28, 2019, 1:43 PM

Complicado ta esse negocio né gente, com ou sem pfsense o bixo para do mesmo jeito!!!. Seguimos com a novela e esperamos os proximos capitulos....

• M
                              mateusscheper
                              last edited by Nov 28, 2019, 2:19 PM

Galera, eu não trabalho mais na área, mas basicamente o que eu fazia era um deny all com liberação das portas comumente utilizadas pelo WhatsApp, juntamente com bypass no E2Guardian pros domínios do WhatsApp.
                              Também tinha uma lista de IPs liberados.

Os domínios e portas eu peguei na net e também filtrando tanto no pfSense quanto no tcpdump. Já os IPs eu peguei direto no tcpdump mesmo.

Creio que o WhatsApp dê essas paradas aleatórias por conta de bater em algum bloqueio, aí ele fica tentando outros domínios/portas até encontrar algum funcionando.

Vale lembrar que os serviços utilizados pelo WhatsApp (msg de texto, áudio/foto, ligação) utilizam domínios/IPs/portas diferentes.

Só um alerta: tomem cuidado para não liberar o Facebook, Instagram e afins sem querer. Alguns domínios e IPs são compartilhados.

• R
                                rbrt
                                last edited by Dec 10, 2019, 7:43 PM

Alguém conseguiu resolver esse problema, cara isso e um saco...

• O
                                  obmor
                                  last edited by Dec 11, 2019, 1:36 AM

@rbrt acho que isso vai infelizmente de instalação para instalação viu :/

No tempo que passei usando e pesquisando, via muitos dizendo que funcionava perfeito, comparávamos configurações e estavam as iguais, mas mesmo assim tinha esse problema do telefone "tentar conectar".

R 1 Reply Last reply Dec 11, 2019, 2:32 PM Reply Quote 0
                                  • R
                                    rbrt @obmor
                                    last edited by Dec 11, 2019, 2:32 PM

@obmor Vc já fez algum teste passando esses smartphone na mesma internet, porém por fora do firewall? Tipo conectando um roteador diretamente em algum switch antes do firewall só pra teste? Meu ambiente aqui é pequeno e não consigo fazer esse teste por falta de equipamento.

• O
                                      obmor
                                      last edited by Dec 11, 2019, 2:36 PM

O que exatamente queria comprovar com o teste? Hoje estou sem firewall infelizmente.

R 1 Reply Last reply Dec 11, 2019, 2:38 PM Reply Quote 0
                                      • R
                                        rbrt @obmor
                                        last edited by Dec 11, 2019, 2:38 PM

@obmor Se o problema ocorre devido a operadora ou se é mesmo atras do firewall que ocorre isso

• O
                                          obmor
                                          last edited by Dec 11, 2019, 2:41 PM

No meu caso, o problema era do Whats App tipo demorar a "conectar" (e não ficava aquela mensagem conectando), mas quando "conectava" funcionava normalmente por um tempo. Se desligava o E2Guardian, isso não acontecia.
                                          O problema era mais com o E2Guardian do que com o firewall mesmo. Quando estava apenas com o firewall tudo funcionava bem.

R 1 Reply Last reply Dec 11, 2019, 2:49 PM Reply Quote 0
                                          • First post
                                            Last post
                                          Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.
                                            [[user:consent.lead]]
                                            [[user:consent.not_received]]