Site local não funciona com FailOver



  • Olá pessoal, minha primeira pergunta aqui no forum e espero que alguem tenha essa mesma situação acredito ser comum.

    Tenho WAN1, WAN2 e LAN, fiz o failOver quando cair WAN1 subir WAN2 até ai funciona.
    Tenho Ecommerce local que fica na porta 443 e 80 em windows server 2012 r2 com IIS configurado, o SITE tem o dominio na loca web onde ele aponta para minha WAN2.

    No PFSENSE criei NAT na WAN2 para ter acesso ao site externamente, ficou OK.

    QUESTAO é quando a WAN2 cai o site não funciona com o FAILOVER outras coisa funciona como acesso na internet essas mais o site que sai pela WAN2 não como posso fazer para quem digitar o yxz.com ter acesso ao site pela WAN1 já tentei fazer NAT nela e não funcionou.

    Desde já agradeço.



  • O Failover é para o ambiente dentro da empresa, não para o que está fora dela. Se a internet do seu IP Fixo cai o IP não vai ser alcançado por ninguém de fora e o registro DNS do site vai continuar apontando pra ele e não tem como fazer esse redirecionamento para outro, pois o DNS não vai saber se o IP está online ou não.
    Tanto que quando se tem duas internets e se tem OpenVPN, cria-se um servidor para cada WAN. Pelo menos é o que tenho visto no fórum. E com o registro DNS você não consegue apontar dois endereços de IP.



  • @obmor boa noite, desde já obrigado.

    Entendi mais e estranho aq na empresa o pessoal usa iptables não sei como fazem mais quando cai o link do site eles fazem o site subir pelo outro link e quando tentam acessar o domino vai para o site.

    Só não sei como é isso mais dever alguma situação que atenda essa questão



  • Eu faço apontamento para um DDNS, quando meu failover entra em ação o PFsense atualiza o IP e tudo funciona.



  • @ismarcs interessante, eu nunca tinha testado ou visto usar um endereço no lugar do IP nos registros DNS.
    Assim resolve o problema sendo necessário só criar uma automoção para forçar o update de minuto em minuto, que por um acaso vi um tópico sobre isso esses dias.



  • @obmor no PFsense tem opção para usar o DDNS.
    Serviços/DDNS Dinámico



  • Sim sim, nele já tinha visto. Só não usei, aí vi um tópico do pessoal já perguntando como fazer o update em um minuto justamente para atualizar o IP no ddns, quando houvesse a queda de uma das Wan's.



  • @ismarcs o que eu não tinha visto mesmo era lá no registro DNS do site, você colocar por exemplo "endereco.ddns.net" no lugar do IP. Porque é isso o que você sugeriu né?



  • @obmor agora também fiquei curioso eu colocaria o ddns no A da Locaweb no lugar do meu IP público ? Acho que nem aceita letras nesse campo não lembro se for resolveria esse problema mais aí tem que ter certeza pq se não o site fica uns 2 3 dias fora do ar aí fali a empresa .rs



  • @crazy said in Site local não funciona com FailOver:

    @ismarcs , @obmor agora também fiquei curioso eu colocaria o ddns no A da Locaweb no lugar do meu IP público ? Acho que nem aceita letras nesse campo não lembro se for resolveria esse problema mais aí tem que ter certeza pq se não o site fica uns 2 3 dias fora do ar aí fali a empresa .rs



  • @crazy na verdade não ficaria dois três dias, se você fizer isso no final do dia, demora só algumas para propagar o novo DNS.... Normalmente se fala em até 24 ou 48h, mas em menos de horas eu já consigo acessar um site onde acabei de alterar o DNS, claro que isso varia totalmente pra todos.... A ideia seria fazer um teste com algum outro domínio para ter a certeza e depois colocar em produção.



  • @obmor Olá, o serviço de DDNS que eu uso tem uma opção de WebHop que funciona usando DNS secundário ou de terceiros. Ele faz direcionamento. https://help.dyn.com/standard-dns/webhops-and-redirects-in-standard-dns/

    ou se a Locaweb permitir direcionar seu domínio para um DDNS ao invés de IP.


Log in to reply