Fala galera, sou novo no forum, mas acredito que posso ajudar. Fiz funcionar a VIVO FIBRA 100mbps (VLAN10) num pfSense que instalei num mini PC (Zotac Nano C321 para quem estiver interessado, é uma plataforminha legal para montar um router, tem 2 interfaces de rede gigabit e um celeron dual core)
O que eu fiz foi o seguinte:
Crie uma VLAN com tag 10 associada a sua interface de rede conectada ao ONT. No caso do meu PCzinho ele tem duas interfaces, re0 e re1. re0 eu deixei ligado no ONT e a re1 para o tráfego local (LAN).
Associe sua nova VLAN criada à sua porta WAN.
Configure sua interface WAN para obter dados de conexão via PPPoE. Os dados para acesso devem ser colocados por você. Geralmente é user cliente@cliente (exatamente assim) com pass cliente (é tudo padrão nos novos assinantes e isto não é nenhum segredo industrial)
Salva e aplica. Pronto! Seu router ja deve pegar IP na wan e começar a navegar.
Eu estou tentando configurar meu pfSense para funcionar o IPTV também, usando a VLAN com tag 20. Consigo pegar IP mas me perco nas configurações do UDP multicast e IGMP. Se alguem tiver uma luz, eu agradeço!
OBS: Muitos assinantes da vivo tem router Huawei, um que leva um TEMPÃO pra bootar. Ele tem pfSense instalado, mas tem uma skin toda zoada por cima.
OBS2: O que funcionou em casa para substituir o router da Vivo até que eu aprenda a configurar o pfSense foi um TP-Link Archer C9. Alguem perguntou da VLAN10/20. O V2 já tem estas configurações, é só clicar em IPTV. Tem até um preset que ja funciona para a VIVO, mas você pode entrar essas informações manualmente!
Sorte ae!