@rodrigobad said in PfSense vs IPv6 e CGNAT:
Pessoal, procurando por problemas entre pfsense e copel, cai nesse forum.
Estou enfrentando um problema grande com isso, e não sei mais a onde recorrer, vou explicar meu caso:
Tenho 3 links de internet=> um é da vivo, adsl 35mbps, outro é copel fibra 150mbps, e o outro é um link com 5 ip's validos da copel com 3mbps dedicados.
O que eu fiz foi fazer o seguinte: Todas minhas conexões de entrada vem pelos ip's fixos dedicados da Copel, tudo normal (embora seja meio lento).
Todo meu trafego de saída sai pela vivo ou pela Copel. O problema tá ai, por enquanto não coloquei nenhuma redundância automática, é na base da troca manual de cabos. Porem quando jogo na Copel 150mbps, os sites demoram muito pra carregar, muitas vezes tem que ficar atualizando 4 ou 5 vezes. Já na vivo é normal, funciona tudo numa boa.
Não sei se seria algum problema entre meu servidor DNS (active directory) que não está resolvendo ip's através do modem da copel.
Atualmente minha rede está assim=> modem vivo ou copel na placa WAN em DHCP do pfsense, modem da copel ip dedicado ligado na porta OPT1 em static ip, e minha LAN static normal.
Meu DNS fica na LAN, meus computadores consultam o DNS e saem pelo modem da vivo na boa, troca pra copel e fica muito ruim, impossível de acessar sites. O comando nslookup sempre retorna o ipv4 e ipv6 dos sites, e as vezes falha.
Se eu ligar um pc qualquer direto no modem da copel, funciona tudo normalmente, meu problema claramente está entre o pfsense e o modem da copel em diante.
Alguém tem alguma dica?
Bom dia Pessoal, sou novo no forum, procurando por respostas como a do nosso amigo rodrigobad, encontrei este post, tenho o seguinte cenário:
pfsense com failover e load balance de dois links(copel 150mb e qnet 50 mb)
quando ativo os dois links a navegação fica lenta, nem tem como navegar.
Ativando somente o link da qnet, a navegação fica perfeita!
Ativando somente o link da copel a net fica lenta, da mesma forma que quando as duas em conjunto.
liguei na copel a respeito e me falaram que todos os testes foram perfeitos, e que o problema estava em minha rede, me falaram tbm a respeito de conexão simultanea, que o router da copel aguentaria somente 30 conexões simultaneas e que quando alcançado as 30 conexões, a proxima requisição derruba a primeira e assim por diante...
creio que o certo seria trocar o plano!
Alguém tbm passa por isso? Alguma sugestão?