Boa noite jhonassantos13,
A necessidade de implantar vlan depende muito de cenário para cenário. Eis algumas questões que você deve fazer a si:
1- Tenho problemas de segurança no meu domínio de broadcast? (na sua LAN possui alguma vulnerabilidade "usuarios maliciosos ou curiosos, virus, etc.. que precisem estar isolados. Sua rede possui hosts que servem algum serviço para clientes externos ex: Site, FTP, no caso de invasão nesses caras, o atacante ficará livre sem restrições no seu segmento de LAN.
2- Tenho HUBs em vez de switchs em toda minha rede LAN? (O switch tem com sua função principal segmentar domínios de colisão evitando sobrecarga e lentidão na rede);
3- Tenho hosts no meu domínio de broadcast com objetivos diferente dos demais? (Em um segmento geralmente os hosts possuem um objetivo em comum, ex: acessar internet, acessar servidor de arquivos, acessar um ERP ou CRM. Um servidor de website possui um objetivo diferente dos hosts anteriormente citados);
4- Preciso de um gerenciamento mais efetivo para certo grupo de computadores em meu domínio de broadcast? (Você precisa setar algumas configurações especiais para um certo grupo de computadores ex: Setor financeiro precisa acessar a rede VPN do BNDS, mas no setor financeiro possui mais de 200 hosts).
A partir das informações acima voce constatou a necessidade de utilizar vlan, sugiro que procure entender antes o conceito de segmentação de rede, vlans (untagged, tagged e hybrid) e roteamento. Isso é importante, pois o conceito lhe ajudara muito em situações de troubleshooting.
Se você não identificar-se nos casos supracitados, recomendo aumentar o range de sua rede. Isso pode ser feito em dois passos básicos:
1- Altere a mascara de rede do endereço IP de sua interface LAN. Faça um planejamento tornando sua rede escalável por 4, 5 anos;
2- Aumente o range de distribuição de IP do DHCP.
Lembre-se que o nosso amigo lucaspolli informou: "255.255.254.0 (/23) vai dobrar seu range de ips, de 192.168.0.1 até 192.168.1.254". Nesse caso seu gateway estará no meio do bloco de rede. Não é uma regra, mas sim um boa prática deixar o gateway de qualquer rede com o primeiro ou ultimo endereço utilizável do bloco. Nesse caso você poderia mudar o endereço IP da interface para 192.168.0.1 ou 192.168.1.254 e alterar no DHCP o gateway a ser distribuído.
*** Corrigindo nosso amigo lucaspolli, o protocolo vlan (802.1q) é de camada 2, baseado no modelo de estudo OSI. Nesse caso para implantar vlan você precisa adquirir simplesmente SWITHCs (hub camada 1, switchs camada 2, roteador camada 3). Os switchs no mercado possuem grande recursos de processamento, memória e throughput, que podem ser habilitado com o recurso de roteamento (se disponível) (dependendo do fabricante). Por isso o conceito switch de camada 3.
bom trabalho no seu cenário, se precisar estamos a disposição.
Grande abraço.
att,
Bruno Pinheiro.