Olá Claudevan e Marcello
Eu mudei de servidor ftp, e passei a usar o Proftpd. Está configurado em modo passivo da forma que você sugeriu aqui.
No filezilla ele conectou uma maravilha com o ip público. Deu certo.
Mas nos navegadores, nem no firefox e nem no chrome tive sucesso.
Alguma sugestão?
Muito Obrigado!
Douglas
@claudevan:
marcelloc
Cara você tem razão!
As portas 22 (ssh), 443(https) e todas as portas altas de 1024:65000 não faz sentido nesta configuração para esta aplicação. Eu estava testando em casa e só tinha testado de Linux para Linux e como disse ocorria tudo bem, porem ao chegar no trabalho no ambiente corporativo onde tem XP, Win7, Win8 e Linux essas configurações que eu mencionei acima não funciona.
Solução!
O marcelloc falou essas palavras acima:
1_O ftp usa a porta 21 para comandos somente.
2_No modo ativo, a porta 20 é utilizada no sentido contrário para a transferência de dados.
3_No modo passivo, o servidor separa uma faixa de portas para essa transferência no mesmo sentido de comunicação que o cliente fez para acessar a porta 21.
Está correto, é isso mesmo! Então vendo a figura que você postou iten 3 “Modo Passivo” é dessa forma que o vsftpd trabalha, como dito “o servidor separa uma faixa de portas” como pode ver na Figura0 o cliente inicia na porta: 1036 pois o servidor esta definido como “> 1023” no meu caso eu configurei como: 9040 a 9050 e no arquivo vsftpd.conf eu habilitei o modo passivo, segui abaixo a configuração do modo passivo:
Colocar no fim da linha do arquivo: /etc/vsftpd/vsftpd.conf
Habilitando o modo passivo.
pasv_enable=YES
pasv_address=IPMAQUINA onde esta instalado!
pasv_max_port=9050
pasv_min_port=9040
No firewall pfsense:
Firewall: Aliases
Fiz uma "aliases" chamado "Portas_ftp" e nele coloque as seguintes portas: 20, 21, 9040:9050 como segui na Figura1.
Firewall: NAT: Port Forward
Liberei uma regra de firewall NAT como segui na Figura2.
Erro encontrado no Windows:
O erro que você pode ver na Figura3 é clássica do Windows e eu já mim deparei varias vezes com ele e não soube resolver, "Errro de permissão!" como você pode ver no link essa era uma duvida de um usuário aqui no fórum: “https://forum.pfsense.org/index.php?topic=44733.0” aqui vai a solução no: Windows Explore ou Internet Explore vá em: Ferramentas/Opções da Internet/Avançadas/Navegação e desabilite a opção “Usar FTP Passivo(para compatibilidade com firewall e modem DSL)” olhar Figura4. Gente eu li em vários artigos para deixar essa opção habilitada, mas é o contrario, com ela habilitada vai da o erro da Figura3, testei em varias máquinas aqui na empresa.
Observação: No Windows8 e em server no “Windowns Explore” não tem a opção Ferrametas.
Gente aqui na empresa agora tá funcionando normalmente o "ftp" vsftpd tanto internamente como externamente.
Qualquer duvida posta ai…