talvez um update no pacote salvando o log na pasta do squid talvez resolva.
Eu reparei que ao iniciar o processo do SquidGuard, o LOG está nessa pasta, durante o Script de inicialização ele altera a pasta para a /var/SquidGuard/… mas se não aplicar essa permissão continua gerando o erro. Talvez isso não estava diretamente ligado ao meu problemas, mas decidi suprimir esse erro.
Desativou o que? os logs do squidguard ???
No SquidGuard é possivel ativar LOG nas Group ACL, além da Common ACL(Padrão), pelo que entendi, ao ativar o LOG registra atividades especificas daquela ACL. O que desativei, pela GUI mesmo, eram essas opções de LOG.
Com certeza, imagino outra alteração já que a custom options é incluída automaticamente pelo squidguard no squid.
O único problema é que o squidguard é mantido pelo core team, posso fazer uma alteração não oficial para testarmos por aqui.
Ai que está, tenho exatamente as mesmas versões de pacotes e do próprio PFSense rodando em outro cliente que tem o dobro de usuários desse e funciona normalmente.
Eu fiquei preocupado com a possibilidade de vírus nas estações, estou monitorando para possiveis conexões estranhas vindas da Intranet.