@LFCavalcanti:
Se você possui Controlador de Dominio, seja Samba, seja Active Directory, sugiro utilizar o Squid com Autenticação, fica mais fácil até para identificar os usuários nos logs de navegação. Como a base de usuários é a mesma do dominio, você não vai precisar administrar duas bases de usuários diferentes.
Colocar o Captive Portal para autenticar na base do Active Directory não é seguro, visto que para que o Radius possa ler a base é preciso retirar a criptografia das senhas.
O Captive Portal proporciona uma estética interessante mas na minha opinião com o Squid autenticado é mais simples e prático, isso claro é a minha opinião.
Interessante sua colocação… com a autenticação via AD pelo squid o usuário logaria na máquina normalmente e logo teria acesso a internet ou teria que entrar em uma página como o captive portal para e logar com o mesmo usuário do AD ?
Qual a diferença de se usar squid+ autenticação pelo AD e utilizar o captive portal com autenticação pelo AD?
Se eu escolher o captive portal + autenticação via AD , perderíamos a página de login dos usuários via navegador ou o próprio freeradius+ad já libera a conexão depois do login na estação de trabalho ?
Gostaria da solução mais prática e segura para se fazer tal mudança em uma rede de 200 usuários em média.
Grato!