• [Resolvido] Erro ao instalar pfsense com HD IDE

Locked
    6
    0 Votes
    6 Posts
    4k Views
    JackLJ

@mantunespb:

Resolvi o problema, escolhi na BIOS o modo "UDMA" ao inves de "Auto"

Ótimo…

Por favor, se conseguir e puder, renomeie este seu tópico com um "[Resolvido]" na frente do título original! ;)

Abraços!
    Jack

• VPN em Intranet

Locked
    6
    0 Votes
    6 Posts
    2k Views
    JackLJ

ricardoguedes,

Pelo que entendi do seu contexto, você (ou o seu provedor) já conectou as duas LANs num mesmo segmento de rede. Em outras palavras, você não tem porque criar uma VPN (Virtual Private Network) que é utilizada essencialmente quando se quer conectar duas ou mais redes locais por intermédio da rede pública (Internet).

No seu caso, é como se você tivesse todas estas máquinas (micros das duas redes) numa mesma sala, já que existem rádios unindo as redes com endereçamento privado (172.16.0.x).

Dito isso, em teoria você não precisa se quer criar rota estática para prover comunicação entre as duas redes. O pfSense não precisa de configuração especial para trafegar pacotes entre os segmentos de rede que ele faz parte. Logo, como você tem um firewall em cada ponta, basta liberar o tráfego entre as interfaces!

Deixe fluir… :D

Abraços!
    Jack

• Pergunta besta…

Locked
    3
    0 Votes
    3 Posts
    1k Views
    JackLJ

forfou,

Sugestão: Tente ser mais específico nos títulos dos teus tópicos aqui no fórum. Por exemplo, ao invés de chamar este tópico de "pergunta besta…", seria interessante nomeá-lo como "Qual a relação entre o protocolo ARP e o pfSense?".

Enfim, apenas uma sugestão para facilitar a identificação e até mesmo as respostas aos tópicos gerados! ;)

Em relação ao cerne da sua dúvida em si, o marcelloc já escreveu tudo... Leia mais sobre o modelo RM-OSI pra entender como funciona o processo de comunicação em redes de dados! ;)

Abraços!
    Jack

• Nat outra rede

Locked
    12
    0 Votes
    12 Posts
    3k Views
    marcellocM

A forma mais usuário de resolver é criar duas impressoras no cliente, cada uma apontando para um ip diferente.

• Solução básica para clientes + controle de banda.

Locked
    5
    0 Votes
    5 Posts
    6k Views
    S

@JackL:

@marcelloc:

Se você incluir uns screen shots, da até para virar um tutorial no blog da comunidade.

Reforço o encorajamento do colega marcelloc…

Inscreva-se no blog e publique o seu tutorial por lá: http://www.pfsense-br.org

Abraços!
    Jack

Já está no Blog.

Valeu.

• Controle de Banda (Proxy Transparente) + Bloqueio de portas Torrent

Locked
    10
    0 Votes
    10 Posts
    6k Views
    JackLJ

@vina18:

Então Jack posso utilizar o captive portal como autenticação de usuários + controle de banda e ainda deixar somente as portas necessárias liberadas,sendo que o https limitado apenas aos sites de bancos.

Of course yes! ;)

São recursos complementares e que podem (as vezes devem) funcionar juntos! ;)

Abraços!
    Jack

• União de Links + Redirecionar Portas + DDNS

Locked
    6
    0 Votes
    6 Posts
    3k Views
    JackLJ

@fabiobrs:

Ativaram o link e me deixaram as informações de ip lan/ remoto / local / brodcast  enfim nao tenho ideia de onde inseri-las no pfsense.

Bem,

Se você já atribuiu as interfaces de rede aos respectivos links (LAN e WAN), basta acessar: Interfaces->WAN e configurar o respectivo IP quente (válido na internet) no campo "IP address". Depois configure o gateway repassado pela sua operadora no campo "Gateway" (basta clicar sobre "add a new one" e adicioná-lo).

Se você recebeu mais de um IP público, configure os demais IPs do seu range em: "Firewall->Virtual IP Addresses".

Simples assim! ;)

Abraços!
    Jack

• Probleminha na hora de criar aliases

Locked
    10
    0 Votes
    10 Posts
    2k Views
    F

Amanhã eu tento atualizar algo. :D
    Acho que vai ser mais prático, ai posto se deu certo ou não.

• Autenticação para desbloquear conteúdo

Locked
    10
    0 Votes
    10 Posts
    4k Views
    JackLJ

@leandro2vieira:

Nenhum motivo especial, simplesmente por não ter conhecimento de como atualizar rsss.

Siga os passos e boas práticas:

Faça sempre um backup completo do XML em produção:

Retire todos os acentos e caracteres especiais das descrições de regras e aliases (existe um pacote no pfSense 1.2.3 chamado "Upgrade Tool" que ajuda a identificar estes pontos)

Desinstale todos os pacotes adicionais

Execute o upgrade via console ou via interface web (GUI)

Finalmente faça a reinstalação dos pacotes adicionais que rodam no seu cenário (isso quase sempre é automático, durante o primeiro boot)

Atualização Manual: Para executar o upgrade em si, acesse a URL http://www.pfsense.org/mirror.php?section=updates e escolha um MIRROR geograficamente mais próximo de você. Tal qual o processo de download da imagem ISO, você deve selecionar o arquivo da versão condizente com o seu ambiente e propósitos. Siga para o menu ''System->'Firmware'' e clique na aba ''Manual Update'', na seção ''Invoke pfSense Manual Upgrade'' (Invocar atualização manual do pfSense) clique em ''Enable firmware upload'' (Permitir o upload do firmware), em ''Firmware image file:'' clique em ''enviar arquivo'', selecione o arquivo para atualização com a extensão .TGZ obtido anteriormente e finalmente clique em ''Upgrade firmware''.

Atualização Automática: Aqui você só precisa escolher a arquitetura em que o pfSense está rodando (i386 ou amd64) no menu "System->Firmware->Updater Settings" e informar a URL do repositório: http://updates.pfsense.org/_updaters. Depois é só clicar na aba “Auto Update” e iniciar/acompanhar o processo.

Simples assim! ;)

Abraços!
    Jack

• Sem sucesso ao instalar Pfsense 2.0.1 amd64

Locked
    68
    0 Votes
    68 Posts
    34k Views
    S

Olá pessoal.

Quero agradecer aos colegas que me ajudaram, não vou citar nomes para não incorrer em erro.

Agradeço pelo tempo que disponibilizaram para me ajudar e pela maneira como me receberam na comunidade Pfsense.

Desejo tudo de bom e muito sucesso.

Peço desculpas pelas falhas.

Muito obrigado.

• Conte um pouco mais sobre você !

Locked
    11
    0 Votes
    11 Posts
    4k Views
    JackLJ

@vina18:

O Jack trabalha com pfsense desde que eu tinha 4 anos  :) ….. ele brincando com o pfsense e eu de carinho ahuehuahuhauehaehUAEHU  :-X

Putz… Agora não sei se você que é muito jovem ou eu que estou ficando velho.

Estou inclinado a pensar que seja a segunda hipótese!  :-\ 8)

Abraços!
    Jack

• Regra no Pfsense

Locked
    7
    0 Votes
    7 Posts
    2k Views
    marcellocM

Você só consegue isolar os usuarios do access point colocando outra placa de rede no pfsense em seguida espetar o ap nela.

O firewall não tem como interferir no trafego interno da rede. você não deve estar conseguindo pingar por conta do firewall do windows e não do pfsense.

Se o seu switch for capaz de fazer vlans, voce só precisa segmentar sua rede para ter este nivel de controle.

• Serviços essensiais

Locked
    5
    0 Votes
    5 Posts
    2k Views
    F

valeu as recomendações :P assim que aliviar um pouco a pressão (nota mental… falar sobre os possíveis benefícios de fazer algo apenas depois de ter já feito) do que eu estou fazendo, com certeza vou atras disso.
    eu tinha perguntado porque tava fazendo uns testes e não criei uma exceção para o dns... ai não conseguia navegar (obvio né hehehe) sei que essas coisas meio que se aprende na pratica porque é uma coisa "simples" depois que tu entendeu xD
    vlw a ajuda

• Repositório de pacotes PT-BR

Locked
    6
    0 Votes
    6 Posts
    2k Views
    S

;D

• X86 X amd64

Locked
    5
    0 Votes
    5 Posts
    2k Views
    JackLJ

@forfou:

é que tive muitas dores de cabeça com alguns computadores que vinham com windows 64bits… quem trabalha com suporte sabe... internet explorer batendo 1giga de ram... softwares essenciais que não funcionam

É comum isso acontecer, quando você utiliza softwares compilados para plataforma 32bits em um sistema operacional 64bits. O bacana é sempre 'compatibilizar' (independentemente do sistema operacional em questão)! ;)

Abraços!
    Jack

• Configurações de Segurança

Locked
    3
    0 Votes
    3 Posts
    1k Views
    JackLJ

rodrigogriffo,

Veja este outro link bacana sobre Installation Tuning: http://doc.pfsense.org/index.php/Installation_Tuning

Abraços!
    Jack

• [Resolvido] Regra Firewall

Locked
    5
    0 Votes
    5 Posts
    2k Views
    S

Bom marcelloc acho que você se equivocou loadbalance eu já tenho o que quero realizar é um determinado ip sair tipo link 2

Mas acho que já entendi o esírito da coisa.

Agradeço a ajuda

Abs

• Ae0: received stray tx interrupt

Locked
    11
    0 Votes
    11 Posts
    4k Views
    A

@marcelloc:

Se você trocar a placa e o pfsense subir, está pronto.  :)

Se não subir é pq num ta pronto, hehehehe
    Vou testar…obrigado

• FTP+PFSENSE

Locked
    30
    0 Votes
    30 Posts
    19k Views
    L

O modo do gringo funciona.
    Eu estou utilizando o modo dele.

• Problemas na instalando do pfsense em uma placa ALIX

Locked
    2
    0 Votes
    2 Posts
    2k Views
    marcellocM

você já leu estes documentos?

http://blog.pfsense.org/?p=175

http://rockpenguin.wordpress.com/2008/02/23/installing-pfsense-on-the-alix2c1/

http://doc.pfsense.org/index.php/Boot_Troubleshooting

tem outros pesquisando no google por "pfsense alix boot".

Espero que ajude.

Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.