@dackson:
Galera, fico grato pela colaboração de todos,
Show esses gabinetes que o mantunespb indicou, é uma alternativa interessante para se montar um "desk-server" e colocar em um rack, mas tenho disponível um servidor Dell R710.
LFCavalcanti realmente estou muito preocupado com o desempenho e principalmente a disponibilidade da rede, vou colocar o pfsense na frente de toda a minha rede, infelizmente ainda não tenho dois servidores para configurar alta disponibilidade, mais esse R710 ajuda muito, pois ele tem fontes de energia redundantes, disco SAS 15k que posso configurar em RAID 0, 1 ou 5 e altualmente 16 GB de RAM (Com slots para expansão e pretendo expandir) e dois processadores XEON de 4 núcleos cada.
kelsen obrigado pleo link, ainda não tinha visto, muito bom.
Poderiam me tirar outra dúvida (não sei se devo fazer outro post), quanto ao cache, é interessante eu utilizar ele junto ao pfsense ou em um servidor separado?
Esse servidor que você descreveu é suficiente e além para dimensionar para sua rede. Eu aconselho deixar o Cache nele, pois com os discos SAS o tempo de resposta dos Hits do cache vai ser ótimo.
16GB de RAM é realmente muita coisa, 8GB já seria suficiente.